Seja em viagens de carro ou de avião, o processo de acompanhamento das crianças é cansativo para os adultos, quanto mais para as crianças. Viagens com os seus filhos requerem paciência e criatividade. À enorme quantidade de bagagem a transportar, junta-se um desafio: como entreter os miúdos durante várias horas dentro de um carro/avião?
O primeiro passo para viajar de carro com crianças passa por um bom planeamento, não só do que vai levar como da hora de saída. Depois, lembre-se de fazer paragens e brincadeiras a bordo.
Apesar de serem meios de transporte bastante diferentes, existem dicas que se podem aplicar aos dois!
Abaixo deixamos algumas dicas sobre como tornar estas viagens menos exaustivas e mais divertidas para todos!

Dicas Para Uma Viagem Tranquila:
Organize tudo com antecedência. Faça uma lista daquilo que precisa de levar, não só para o destino como para a viagem. Faça-o em função do espaço que tem disponível no carro ou avião (se for o caso) . O espaço na bagageira ou o espaço de baixo do seu assento de avião não é infinito e, com crianças, vai sempre querer levar mais e mais.
As crianças têm dificuldade em estar quietas durante muito tempo. O ideal é fazer viagens à noite (final do dia ou de madrugada), para que os seus filhos vão a dormir o máximo tempo possível. O conforto é primordial, por isso vista-lhes fato de treino ou pijama.
Em Road Trips, vá sem pressa. Em viagens de carro com crianças é aconselhável fazer paragens de 15 a 20 minutos a cada duas horas. Serve para ir à casa de banho, esticar as pernas e permitir que estas se distraiam e gastem alguma energia ao ar livre. Se a viagem de carro for em contexto de férias, não tenha pressa de chegar ao destino e desfrute.
Invista em brincadeiras, atividades/minijogos entre os viajantes (lembramos dependendo do meio de transporte utilizado, nem todas as atividades podem ser realizadas), como cantar, jogar às cartas, contar histórias, jogo do silêncio, ler, assistir a filmes através de um leitor de DVD ou até mesmo contar histórias uns aos outros.
Em viagens de avião, na hora do avião pousar é comum existir uma alteração de pressão, o que pode "tampar" os ouvidos e causar incômodo nas crianças. Para aliviar o problema, ofereça um rebuçado ou a chupeta para os mais pequenos. O movimento do maxilar ajuda a diminuir a dor e ingerir líquidos durante a viagem também auxilia a regular a diferença de pressão.
Aqui tem uma mini lista sobre o que levar na sua viagem para a criançada:
-Lenços de papel, guardanapos ou lenços umedecidos, para limpar a mão e o rosto das crianças quando for necessário (álcool em gel também pode ser usado, pois não tem contraindicação para crianças);
-Brinquedos, canetas, lápis de cor, cadernos, livros para colorir etc, para se entreterem (desde que caibam numa pequena mochila);
-Almofadas para pescoço são sempre uma opção confortável para as crianças e adultos.
-Se o seu filho tiver tendência a enjoar quando viaja de carro, é prudente dar-lhe um medicamento para o enjoo (sempre sobre recomendação/prescrição médica);
.png)